terça-feira, 26 de agosto de 2008

Exemplos de Cauda Longa

O nome "Cauda Longa" se refere ao fenômeno recente observado em empresas de Internet que conseguem faturar, com produtos de baixa procura, tanto quanto ou mais do que o faturamento sobre os produtos mais procurados. O termo vem da forma que a curva tem quando esquematizada, conforme a seguinte ilustração:



Ou seja, apesar de os produtos mais vendidos apresentarem altos números se analisados à parte, a soma das quantidades dos demais produtos (que são muitos, formando uma "Cauda Longa") representa uma quantidade significativa do lucro total obtido. A figura também mostra um exemplo canônico, que é a diferença do comportamento das livrarias tradicionais se comparadas à Amazon, empresa tradicional no ramo do comércio eletrônico.

Outro exemplo pode ser encontrado aqui. Ele consiste em uma loja sueca de sapatos que conseguiu alcançar maiores margens de lucro que as concorrentes através da venda online de sapatos com numeração acima de 13 (modelo norte-americano). Desta forma, apesar de os números maiores serem menos procurados, a loja conseguiu praticamente um monopólio sobre esta parcela do mercado, que era negligenciada pelos concorrentes.

O eBay explora praticamente todos os conceitos da "Cauda Longa", em um negócio que fatura US$ 5 milhões por funcionário, pois é um modelo de auto-serviço, tanto para os vendedores quanto para os compradores. Além disso, mais de 700 mil americanos declaram que o eBay é a sua principal fonte de renda, enquanto que mais de 68 mil pequenas empresas dependem do eBay no Reino Unido. Ou seja, ele é um agregador de pequenas empresas, tal como o Wikipedia é um agregador de informações e a Netflix é um agregador de conteúdo de entretenimento.

A Lego possui duas faces bem distintas, a das lojas de brinquedos e a on-line. Ela fornece peças para adultos entusiastas, prototipistas e ferramentas. Cerca de 90% dos seus produtos são encontrados exclusivamente na loja on-line, na qual o modelo de estoques e distribuição é mais favorável para explorar os nichos. Apesar de representarem entre 10% e 15% das vendas totais, as margens de lucro são muito maiores pela eliminação dos intermediários.

Outro exemplo tradicional é o da Google, que inovou o modelo de propaganda na Internet. Este modelo se baseia em palavras-chave pesquisadas, e é sobre elas que se contrói a curva em "Cauda Longa". Basicamente, a Google incluiu em seu mercado todas as palavras possíveis de serem pesquisadas, enquanto a maior parte da propaganda focaria apenas na cabeça da curva. Aqui, encontramos um texto sobre a "Cauda Longa das Buscas".

São diversos os exemplos sobre este paradigma recente da Internet. Como podemos perceber através dos exemplos, explorar bem a "Cauda Longa" é um diferencial muito importante para obter destaque no mercado presente.

Nenhum comentário: